O Porto de Aveiro dispõe de um Plano de Emergência Interno (PEI), assistido por computador, que apresenta uma estrutura organizativa dos meios humanos e materiais, e procedimentos a seguir, face a situações de emergência, por forma a garantir a satisfação das exigências legais em vigor, no âmbito da Segurança Portuária, e dar resposta às preocupações relativas à segurança das populações, quer a nível de bens materiais quêr do meio ambiente.
A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) promoveu, sábado, 19 de Novembro, um simulacro no Terminal de Granéis Líquidos (TGL), nas instalações da empresa Cires, exercício destinado a testar a capacidade de resposta e prontidão da estrutura operacional do Plano de Emergência da APA.
O exercício envolveu 60 bombeiros das corporações de Ílhavo, Aveiro Novos, Aveiro Velhos e Vagos, para além de elementos da Autoridade Marítima, da APA, GNR, CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro), Serviço de Protecção Civil da Câmara Municipal de Ílhavo e empresas instaladas no TGL e TGS. No total, foram mobilizadas perto de 170 pessoas.
A APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., realizou nos dias 1 e 2 de Junho um exercício no âmbito do Plano de Protecção do Porto de Aveiro, envolvendo todas as instalações portuárias certificadas pelo Código ISPS. O exercício procurou treinar e aferir a articulação de todos os intervenientes com responsabilidades de actuação no âmbito da Protecção do Porto.
Encontra-se disponível na área de “Tarifários e Regulamentos” do Portal do Porto de Aveiro, a versão para 2014 das “NORMAS DE SEGURANÇA MARÍTIMA E PORTUÁRIA DO PORTO DE AVEIRO”, após a devida aprovação.
Entre outros aspectos, o documento estabelece os procedimentos para demanda do Porto, utilização do serviço de pilotagem, rebocadores, fundeadouros e permanência no Porto, bem como as normas relativas à prevenção de poluição e de regulação da Pesca e Prática de Mergulho.”
Exercício CACIA 2013 testou na tarde de sábado os meios de socorro para um acidente ferroviário entre composições de passageiros e de mercadorias perigosas.
O Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro está a preparar um simulacro 'inspirado' num acidente ferroviário. O exercício está marcado para 26 de Outubro e intitula-se "Cacia 13". Vai simular uma colisão entre um comboio de mercadorias proveniente do Porto de Aveiro e uma composição que circula na linha do Norte.
O Porto de Aveiro disponibiliza dois sites com um total de 126 fotografias reportando o Exercício/Simulacro "Porto de Aveiro 2013", que decorreu a 27 de Abril de 2013
No Canal do Porto de Aveiro no Youtube encontra dois vídeo-fotos referentes ao Exercício/Simulacro "Porto de Aveiro 2013", que decorreu sábado, 27 de Abril.
A Administração do Porto de Aveiro realiza este sábado, dia 27 de Abril de 2013, a partir das 14:30, um exercício de simulação de uma explosão seguida de incêndio numa instalação de armazenagem de combustiveis, no âmbito do seu Plano de Emergência Interno
A APA, de acordo com as suas responsabilidades no âmbito do Plano Mar Limpo e ciente da necessidade de existirem equipas especializadas e treinadas no combate a derrames na sua área de jurisdição, organizou duas ações de formação de três dias de duração cada, tendo a primeira ação tido lugar nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro. A segunda ação de formação teve inicio dia 26, terminando a 28 de Fevereiro.
O simulacro que testou a capacidade de resposta e a prontidão do Plano de Protecção e do Plano de Emergência do Porto de Aveiro “decorreu dentro do planeado”, disse ao Diário de Aveiro o comandante Armando Santos, que coordenou as operações.
Registo vídeo do simulacro «PROSEG PORTO DE AVEIRO 2011», realizado a 26 de Novembro de 2011. Exercício destinado a testar a capacidade de resposta e a prontidão do Plano de Protecção e do Plano de Emergência do Porto de Aveiro.
Este sábado, dia 26 de Novembro de 2011, a partir das 09:40, a Administração do Porto de Aveiro vai realizar no Terminal de Granéis Líquidos (TGL), um exercício de acidente simulado (simulacro com a componente combate a incêndios e combate à poluição) para teste do seu Plano de Emergência Interno.