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ANÚNCIO ESTÁ A GERAR UM AMBIENTE POSITIVO

O anúncio do plano de construção do corredor ferroviário Aveiro-Mangualde (Viseu), anunciado pelo primeiro-Ministro, António Costa, um investimento de 650 milhões de euros incluído no pacote de infraestruturas públicas do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), está a gerar um ambiente positivo devido à abertura de um caminho novo para as exportações do Centro-Norte em direcção à Europa.



EDUARDO DA SILVA MARTINS:

O Porto de Aveiro “tem potencialidades para desenvolver um projeto muito sustentável” para criar uma linha regular de contentores. Opinião dada por Eduardo da Silva Martins docente e coordenador no ISCIA, em Aveiro, onde é responsável pelo Departamento de Tecnologias do Mar, que dá formação nas áreas dos transportes, logística e a segurança.



INCLUÍDO NO PNI 2030

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), parte integrante do Portugal 2030, inclui Um novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde. O investimento previsto ascende a 650 milhões de euros.
O PNI 2030 define os investimentos estratégicos que o País deverá lançar na próxima década, estando articulado com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030.



PORTO DE AVEIRO

Os novos placards de sinalização com semáforo, que visam alertar as pessoas que se deslocam aos molhes de S. Jacinto (Aveiro) e Barra (Ílhavo) para a perigosidade de ali circularem, entraram em funcionamento no dia 28 de Dezembro, informa a Administração do Porto de Aveiro (APA). A intenção é evitar que aconteçam mais acidentes, como o que ocorreu no início do mês e levou à morte de três pescadores no molhe norte, em S. Jacinto. E evitar, também, as diversas quedas nas pedras que têm provocado feridos no molhe sul, na praia da Barra, sobretudo durante a noite.
Importa referir que o sinal vermelho se acende do pôr do sol ao nascer do sol e quando as condições de tempo e/ou de mar o justificarem.



Os portos do continente movimentaram 77,8 milhões de toneladas de carga até Outubro, menos 4,3 por cento do que no período homólogo do ano passado, revelou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. Aveiro, a par com a Figueira da Foz e Faro, foi um dos únicos três portos a registar um aumento do volume de carga movimentada em Outubro, com um acréscimo de 335,5 mil toneladas no seu conjunto, lê-se no documento emitido pela instituição.



Apesar de ser "pequeno", Olinto Ravara garante que uma das vantagens do Porto de Aveiro é ter espaço para crescer. E vários são os investimentos no terreno e previstos para breve Nos últimos anos, o Porto de Aveiro tem vindo a sofrer modificações e a crescer, quer em unidades fabris como em infraestruturas que dão melhores condições a quem ali opera e, inclusivamente, mais competitividade a esta estrutura portuária aveirense.
Mas o crescimento e as alterações não se ficam por aqui.



FERNANDO CASTRO

(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.



FERNANDO CAÇOILO

No âmbito do Plano Nacional de Investimentos, apresentado recentemente pela CIRA, o município de Ílhavo defende a concretização da linha férrea Aveiro/Viseu/Salamanca, devidamente projectada com bitola europeia, como uma valência complementar à plataforma logística multimodal já existente, projectando ainda mais a região como o principal pólo exportador nacional fora da região de Lisboa.



RIBAU ESTEVES

O futuro do Porto de Aveiro está devidamente estruturado com o crescimento da sua Região de Aveiro, tendo sido acautelada essa realidade com a devida compatibilidade em termos urbanos, ambientais e de acessibilidades, sendo, no entanto, necessário melhorar a compatibilização da sua gestão com a gestão da Ria de Aveiro e da linha de costa aveirense.



A Administração do Porto de Aveiro (APA) vai reforçar a sinalização nos molhes norte e sul para evitar tragédias como a do dia 1 de Dezembro, com a morte por afogamento de três pescadores que foram apanhados por uma onda.



Entre Janeiro a Setembro do presente ano, o movimento acumulado na estrutura portuária aveirense atingiu as 4.092.907 toneladas, o que representa um aumento de 4,22% face ao período homólogo de 2017.



ENTREVISTA A OLINTO RAVARA

O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA), Olinto Ravara, indica os factores que contribuem para o dinamismo e crescimento do porto e revela os investimentos que estão a ser efectuados.



ESTUDO SOBRE A FILEIRA DA ECONOMIA DO MAR APRESENTADO EM ÍLHAVO

As quatro fileiras “chave” da economia do mar empregam 99,4 mil pessoas e geram um volume de negócios de 7,5 mil milhões de euros, segundo um estudo promovido pelo BCP e que foi apresentado em Ílhavo (no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel), nas Jornadas Millenium Empresas.



BUSINESS2SEA - FÓRUM DO MAR 2018

Integrados no Stand da Região de Aveiro, o Porto de Aveiro, em conjunto com a Comunidade Portuária , marcam presença na Business2Sea - Fórum do Mar 2018.
O certame, que decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, termina esta sexta-feira.



PORTO DE AVEIRO INCLUÍDO NO «CASCADE 2019»

Um cenário catastrófico, com cheias a Norte e um sismo a Sul, vai ser simulado em Portugal em 2019, para um exercício internacional de protecção civil que envolverá forças especializadas e a população de vários distritos.
No Porto de Aveiro vai ser simulado um derrame químico e na barragem de Ribeiradio, no concelho de Sever do Vouga, as equipas terão que agir como se tivesse havido uma rutura.



Pela positiva destacaram-se, no decorrer do mês de Agosto, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com crescimentos acentuados de +26,5% e de +17,2%, respectivamente. Ao olharmos isoladamente para Agosto verificamos que a carga contentorizada denotou um crescimento homólogo de +11,5%, sendo factor decisivo para fixar o valor global da movimentação mensal nos 8.235.376 de toneladas.
 



O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária marcaram, uma vez mais, presença na Aveiro Techdays, evento de tecnologia que termina este sábado, 13 de Outubro.
Com início quinta-feira, aqui se têm discutido temas como Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Economia Circular, Mobilidade, e Talentos & Competências, entre outros.



O Porto de Aveiro marcou presença, com um stand, na Portugal Shipping Week, certame que decorreu entre 17 e 21 de Setembro, reunindo os principais especialistas mundiais do sector para a discussão das novas realidades e dos novos desafios do transporte marítimo mundial.



A tradição voltou a cumprir-se e este foi mais um domingo de Setembro marcado pela veneração à padroeira dos marinheiros. Cheia de singularidade, a procissão percorreu a Ria de Aveiro e terminou no Forte da Barra. A procissão na Ria deverá ter reunido mais de 100 embarcações de recreio.



MAIS UM RECORD NO MOVIMENTO DE MERCADORIAS

Com um total de 559.435 toneladas de mercadorias movimentadas, Agosto passa a ser o melhor mês de sempre no Porto de Aveiro, ultrapassando o anterior máximo obtido em maio do ano transacto por cerca de 17.000 toneladas.

No que diz respeito ao movimento acumulado no período de janeiro a agosto, regista-se um total de 3.660.867 toneladas, o que indica um crescimento de 3,85% em relação ao período homólogo de 2017.





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